sábado, 12 de setembro de 2009

PESQUEIRENSES PARTICIPAM DE OFICINA DE ARTE EM RECICLAGEM

Seguindo a tendência atual da reciclagem como meio de reuso de matéria-prima para diminuir as agressões ao meio ambiente, os moradores de Pesqueira-PE têm sido beneficiados com a Oficina de Arte e Reciclagem, da ONG Cedecom, de Recife, que iniciou dia 02 de setembro, e será finalizada no fim do mês. A oficina está ocorrendo na Comaspe, a Cooperativa de Artesãos de Pesqueira. O objetivo do trabalho é incentivar a geração de renda através de produtos recicláveis e beneficiar o meio ambiente, utilizando como material o que posteriormente viraria lixo.
Aproximadamente vinte alunos têm participado da Oficina ministrada pela artesã Terezinha Freire. “A proposta é capacitar pessoas para formar geração de renda”, disse Terezinha. Vários tipos de peças artesanais, especialmente com garrafas pet, tem sido produzidas, tais como arranjos natalinos, cortinas, globo para instalação elétrica, puxa-saco, embalagens para presente, dentre outros. Na próxima semana, as alunas aprenderão a fabricar bijuterias ecológicas. “Foi uma coisa que eu aprendi a gostar em benefício do meio ambiente. E eu descobri que é onde eu posso tirar a minha fonte de geração de renda”, falou Terezinha, que trabalha a cinco anos no Cedecom.
Três alunas de Gestão Ambiental, do IFPE, tem participado da Oficina com o objetivo de repassar o aprendizado na Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá no próximo mês. São elas: Danielle Leal, Tatiana Brito e Adriana Leal.
Veja o que algumas alunas disseram sobre a Oficina de Arte e Reciclagem:
É muito bom porque não desperdiça o lixo, aproveita tudo e não prejudica o meio ambiente.” (Ivanilda Oliveira – artesã)
Eu amei porque é uma coisa que aproveita bastante o que você acha que não tem proveito.”
(Valdênia Ferreira – dona-de-casa)
É uma coisa dez,muito importante e a professora ensina muito bem.”
(Valdete Ferreira – dona-de-casa)
“O curso é muito bom para pessoas que não tem um trabalho, um rendimento pegar as peças que ninguém dar valor e construir uma coisa bonita, que pode até ser revendida. A gente chama isso de reaproveitamento. Essas garrafas pet poderiam estar jogadas no município, e você sabe que em todo lugar do país existe este tipo de descaso com meio ambiente, que é onde nós vivemos. Além de melhorar a imagem da cidade, beneficia a natureza, pois esses materiais demoram muitos e muitos anos para se decompor.”
(Danielle Leal – estudante de Gestão Ambiental)
materia extraida do site encart noticias. foto de adriana leal especial para o encart noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário