terça-feira, 18 de agosto de 2009

ENTREVISTA COM O VEREADOR DE BELO JARDIM VALDEMIR CINTRA

Com a aproximação das eleições de 2010, diversos pré-candidatos a deputado estadual, começam a surgir nas mais variadas regiões do Estado. Em Belo Jardim, cidade com potencial eleitoral e econômico, sita na região agreste de Pernambuco, o vereador VALDEMIR CINTRA(PTB), 43 anos, é uma dessas lideranças que sonha com vôos mais altos na política Pernambucana. Na cidade existe a polarização política de duas famílias tradicionais (Cintra Galvão e Mendonça). O vereador Valdemir Cintra pertence a um dos clãs e já parte com um reduto considerável. O Pesqueira em foco teve oportunidade de conversar com o vereador Valdemir Cintra. Cuja entrevista passaremos a transcrever:
BLOG – Como você iniciou a sua vida pública?
Valdemir – Nas escolas sempre fui envolvido no movimento estudantil. Pra valer mesmo foi em 1986, na Praça padre Cícero (de quem sou devoto). Cintra Galvão era deputado estadual e Arraes era o nosso candidato ao Governo de Pernambuco. Disputei as eleições de 88; 92 e 96, perdendo todas. Em 2002 ganhei a eleição para o CONSELHO TUTELAR e em 2004 fui o vereador mais votado da história política de Belo Jardim/PE.
BLOG – Em 2008, você não teve o mesmo desempenho nas urnas. Se reelegeu porém perdeu muitos votos. A que você atribui isso?
Valdemir – Diversos fatores. Em 2008 a concorrência foi maior e a minha campanha teve erros bárbaros. Ter quase 3 mil votos para vereador em Belo Jardim era inédito. A votação agora foi normal. Fiquei feliz porque a minha votação diminuiu mais ficou no mesmo partido e nós fizemos um vereador a mais. Ficou equilibrada a representação no Legislativo Municipal.
BLOG – Por falar em Legislativo, como é o seu relacionamento na Câmara Municipal?
Valdemir – O melhor possível. Temos um Presidente transparente, honesto e que entende das técnicas legislativas. Divergências políticas existem (situação e oposição), porém são superadas com trabalho e determinação. Sem desmerecer as demais, essa legislatura é uma das melhores. Mais de 700 projetos e requerimentos foram apresentados, falta o executivo colocar em prática.
BLOG– E o executivo, como você analisa a administração municipal?
Valdemir – O prefeito de Belo Jardim, Marco Coca(DEM) tem boas intenções. Só tem que se livrar de más companhias (no caso os Mendonça). Ninguém pode acusá-lo de desonestidade, porém a máquina está parada, centralizada e não está atendendo os anseios da população. Na saúde, as mulheres para terem crianças estão sendo transferidas para Vitoria de Santo Antão. Isso é uma vergonha. O hospital não tem remédios e a cidade esta voltando a ser uma cidade feia. Uma coisa boa aconteceu: as perseguições aos nossos eleitores se acabaram. Hoje posso visitar qualquer servidor municipal e não tem problemas. É a marca coca cola de tratar as pessoas, que não agrada os MENDONÇA, que gostam de perseguir.
BLOG – Algumas pessoas adversárias (ligadas a seu grupo político) estão fazendo parte da equipe do prefeito, como você analisa essas contratações?
Valdemir – São cargos de confiança do prefeito e foi um convite pessoal do chefe do executivo. Isso tem gerado um mal-estar do prefeito com seu grupo. Só sei que não existe nenhuma indicação partidária.
BLOG – Eleições 2010. Comenta-se que você é pré-candidato a deputado estadual. Procede?
Valdemir – Sim.
BLOG – Como surgiu essa idéia e por que Valdemir Cintra?
Valdemir – Uma liderança não se nomeia, surge das bases. Ao termino da ultima eleição, Cintra Galvão manifestou a intenção de não mais disputar cargos eletivos e delegou atribuições. Nós, os cinco vereadores (Valdemir, Zé Lopes, Zé Pereira, Fernando e Cristiano) ficamos no comando. Fomos autorizados a usar o nome de CINTRA GALVÃO na esfera Estadual e temos conseguido muitas coisas para Belo Jardim com o Governo do Estado. Desde 2007 que faço esse trabalho e me tornei uma pessoa bem relacionada no governo e na região. O meu mandato de vereador ultrapassou as fronteiras do município, justamente por não termos do nosso grupo um representante na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Então, Cintra não querendo mais disputar eleições me sinto credenciado ao cargo.
BLOG – Como você vêm costurando essa candidatura?
Valdemir – A candidatura não é minha e sim de um grupo. Consultei Cintra Galvão sobre o assunto e não encontrei objeção (não saio sem o apoio dele e ele me apóia). Conversei com o governador Eduardo Campos, que vibrou com a idéia. Conversei com os meus colegas vereadores e algumas lideranças que nos declararam apoio. Então: o cavalo esta passando selado em minha frente.
BLOG– Você espera o apoio de todos?
Valdemir – Serei o candidato do governo na região. Espero ter em meu palanque toda base aliada.
BLOG – Existe possibilidade de você retirar a sua pré- candidatura?
Valdemir – Sim. Se eu morrer ou CINTRA GALVÃO resolver sair candidato. Não serei contra ele e ele sabe disso.
BLOG – Conversas surgiram que poderia vir um deputado Estadual de Caruaru para ser votado em Belo Jardim, como você analisa?
Valdemir – Isso nunca acontecerá. São pessoas acostumadas a quererem tirar vantagem de tudo que espalham esses boatos. Belo Jardim jamais será um bairro eleitoral de Caruaru.
BLOG– A cidade de Belo Jardim não elege um deputado estadual. Você tem votos fora?
Valdemir – Tenho aqui 50% da eleição. Quanto ao restante estou bem articulado. O calculo é simples e pratico: teremos 56 mil eleitores em 2010. Votos válidos serão 41 mil. O chamado pinga no máximo terá 5 mil votos. Sobram 36 mil eleitores para os dois candidatos(dos grupos Cintra e Mendonça). Como a eleição aqui é bastante acirrada a diferença é menos mil votos de um para outro.
BLOG - E dinheiro para a campanha?
Valdemir – o Custo da campanha depende do candidato. Se for Cintra tem um custo; Se for Moacir da Agrolar tem outro maior e sendo Valdemir Cintra será uma campanha diferente. Vamos conscientizar o povo do agreste que desde 1998 não temos um representante da região. Votar em um candidato da região será um beneficio para a população. Por exemplo: se vier um candidato da mata sul ou da área metropolitana para Tacaimbó/Sanharó/São Bento /Pesqueira etc. Qual o compromisso que esse deputado terá com a essas comunidades? Tenho conversado com lideranças regionais e tenho sentido essa lacuna. Após as eleições se tornam DEPUTADOS PARTO DE RAPOSA, quer dizer ninguém ver.
BLOG– Se Armando Monteiro Neto for para o senado, quem será candidato a federal em Belo Jardim?
Valdemir – Disse Jesus: Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos céus. Belo Jardim é hoje uma cidade muito cobiçada eleitoralmente. Vamos escolher um bom nome para nos representar. Será por unanimidade. Só posso dizer que será da base do Governo Eduardo e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terá que dispor de votos para trocar. Não vamos mais bater esteira, esse é o sentimento do povo de Belo Jardim.
BLOG– Como é o seu relacionamento com o Governador Eduardo Campos?
Valdemir – Excelente. Construí uma amizade pessoal com o governador desde 2006 e quando nos encontramos recordamos aventuras políticas e rimos bastante.
BLOG – Como você avalia o Governo de Eduardo Campos?
Valdemir – Muito bom e irá melhorar muito. Na área de saúde o povo de Pernambuco terá uma grande surpresa. Participei de uma reunião da área e haverá uma grande revolução no bem estar de todos os pernambucanos. É o melhor Governador que Pernambuco já teve.
BLOG - Quando ele virá à Belo Jardim e quais obras serão anunciadas?
Valdemir – Virá brevemente. Cintra Galvão na ultima vez que teve em palácio pediu obras grandes e estruturadoras para Belo Jardim. A primeira já chegou. Todo encanamento da COMPESA será trocado. Uma obra de quase 5 milhões de reais. Belo Jardim nunca mais terá racionamento de água. As estradas de Xucuru e Serra do vento também foram pedidas por Cintra e a ultima vez que tive na Secretaria de Transportes( com os meus colegas vereadores) está tudo em ponto de bala. Ele deverá anunciar essas obras.
BLOG – Você freqüenta muito o palácio do Governo?
Valdemir – Sim. Como nos não temos por enquanto deputado estadual, nós vereadores temos que fazer esse trabalho. Vou semanalmente e quinzenalmente vamos os cinco. Percorremos as secretarias, levamos nossos pleitos e aos poucos estamos sendo atendidos. Estamos lutando para que venham colégios para os bairros: Maria Cristina e Pontilhão, além dos distritos. Extensão de água encanada e calçamentos na cidade e na zona rural. Conversei com Humberto Costa e Belo Jardim será contemplada com uma ACADEMIA DAS CIDADES.
BLOG A corrida para o senado já começou. Quem serão seus senadores?
Valdemir – Sou um soldado de Eduardo Campos. Dizem que eu sou o Petebista mais socialista que existe(risos).
BLOG - Ainda sobre o senado: O deputado Jose Mendonça Bezerra, sinalizou através de uma matéria publicada na Folha de Pernambuco, dia 14.07.09, que poderia declarar apoio a candidatura de Armando Monteiro Neto ao senado, se não houvesse um entendimento com o PSDB. Como ficaria a situação em Belo Jardim? Armando teria aqui dois palanques?
Valdemir – Não. O Palanque oficial de Armando Monteiro é o nosso. O apoiamos em 2002 e em 2006 e temos recebido dele apoio e atenção. Se isso vier a acontecer será uma opção política e ele terá que escolher um dos palanques. Os Cintras e os Mendonças não se misturam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário